Blog

Entenda como funciona a limpeza para indústrias

Entenda como funciona a limpeza para indústrias

image1 (11).jpg

Na gestão de uma indústria, independentemente de que natureza ela for, um dos itens que merecem especial atenção é a limpeza. Trata-se de uma questão de preservação e zelo com a estrutura da empresa, com seus funcionários, gestores, visitantes. Uma questão de segurança e de saúde para todos. A limpeza mantém indústrias mais apresentáveis, claro, mas não provoca apenas uma organização visual e aparente. A limpeza de uma indústria deve resultar em um ambiente saudável, dentro de padrões de higiene que garantam a integridade física e o bem-estar de quem a frequenta. Além disso, a limpeza industrial atende a normas e exigências legais e evita acidentes e riscos como a desorganização do espaço e até mesmo uma maior vulnerabilidade para erros na execução das tarefas.

A limpeza industrial compreende processos de higienização e desinfecção, eliminando resíduos e acúmulos de todo o tipo de sujeira, mesmo a que não é visível, e de todos os equipamentos utilizados. A primeira etapa elimina resíduos e sujeiras aparentes. Na sequência, vem a desinfecção do lugar. Seguir essa sequência básica garante que, ao final de todo o processo, a segurança de todos realmente esteja preservada.

Cada tipo de indústria demanda um tipo de planejamento e ações para a execução satisfatória da limpeza de seus setores. Assim sendo, uma limpeza industrial pode ser realizada manualmente ou com a utilização de equipamentos de última geração, geralmente escolhidos de acordo com o volume de trabalho e o tipo de ação a ser realizada para a organização do espaço. Uma indústria alimentícia, por exemplo, tem as suas necessidades e exigências legais e pela natureza do negócio, que serão diferentes de uma indústria de equipamentos eletrônicos, por exemplo. Muitas exigem limpezas mais profundas, outras precisam que a operação não seja paralisada. Por isso, a limpeza industrial precisa ser realizada por equipes de profissionais que conheçam a atividade sanitária específica para este ramo de atividade.

Outra expertise necessária para a realização eficaz e eficiente de uma limpeza industrial é saber como e com quais produtos e equipamentos ela deve ser feita em áreas diferentes, como tetos, pisos, paredes, equipamentos, silos, tanques, janelas e balcões. Depois de realizada a limpeza propriamente dita, há que se destinar os seus resíduos, e saber fazê-lo devidamente, conhecendo suas diferenças de acordo com as legislações específicas. A utilização de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, deve atender as Normas Regulamentadoras. Por tudo isso, contratar uma empresa especializada na realização de limpezas industriais confere praticidade e segurança na obtenção dos resultados desejados pela empresa e que serão desfrutados por todos os seus públicos com tranqüilidade. Nós da Torquato Freire estamos à disposição para sanar todas as suas dúvidas a respeito da limpeza industrial e aptos a promover a limpeza e a higienização de sua indústria com todos os requisitos a serem cumpridos e a experiência de mais de 10 anos de atuação.