Blog

5 dicas para realizar uma manutenção predial de excelência

5 dicas para realizar uma manutenção predial de excelência

Prática que garante o funcionamento de toda a infraestrutura de um edifício, a manutenção predial precisa ser realizada com regularidade para evitar problemas e acidentes que possam em questões como sistema elétrico, hidráulico, segurança, incêndio e comunicação. Com a manutenção correta, todos os serviços do prédio são mantidos a contento, atendendo às necessidades de moradores, condôminos, visitantes, colaboradores e todos os públicos que ali frequentam. Mas como proceder uma manutenção predial com eficiência, sem atropelos nem atrasos, mantendo os serviços em funcionamento? Aqui listamos 5 dicas para ajudar você nessa empreitada!

1 - Terceirize Rapidez, economia e praticidade são benefícios que a terceirização dos serviços de manutenção predial promete e cumpre. Uma empresa profissional já vem com uma equipe especializada no assunto, não há necessidade de gastar tempo e dinheiro com burocracias que o vínculo empregatício acarreta e há uma diminuição dos custos operacionais. E a execução de um trabalho de qualidade vem por tabela.

2 – Pesquise o mercado Convencido de que o melhor a fazer é contratar uma empresa terceirizada especializada em manutenção predial? O próximo passo é pesquisa o mercado para encontrar qual o serviço que melhor se encaixa em suas necessidades. Pesquise para ver se a empresa a ser contratada é idônea, consulte quem já a contratou, veja os feedbacks no site e nas redes sociais. Verificar antes a reputação da empresa que você vai contratar sempre auxilia a não ter problemas futuros com atrasos, abandonos de trabalho, etc.

3 – Verifique a qualificação dos profissionais Quem sabe, sabe. Profissionais qualificados realizarão um trabalho de qualidade, com menor chance de ajustes, retrabalhos, perda de materiais ou prejuízos de qualquer ordem. Encontrada a empresa, verifique a qualificação de seu pessoal, se realizam treinamentos e cases de outros serviços prestados semelhantes ao que você precisa para verificar como a empresa e seus colaboradores se saíram na hora de botar a mão na massa.

4 – Busque a especificação dos serviços Empresas prestadoras de serviço que contam com equipes multidisciplinares sabem a diferença que faz um eletricista cuidando da elétrica e assim por diante. A manutenção predial envolve uma série de atividades diferentes umas das outras, cada uma com suas especificidades, como elétrica, hidráulica e mecânica. O ideal é contratar uma equipe que conheça todas essas disciplinas. O resultado será a excelência no trabalho desempenhado.

5 – Exija o cumprimento das normas Nunca é demais lembrar: todo o programa de manutenção predial deve seguir a ABNT NBR 5674:2012 Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão da manutenção. Essas normas consideram as características das edificações, como tipologia, uso, tamanho, complexidade, localização e implicações no entorno.

Todas essas providências podem parecer onerosas no começo, mas vão evitar gastos desnecessários durante a execução do trabalho e o resultado que você precisa em seu condomínio ou edificação. Para isso, conte com os especialistas da Torquato Freire [https://torquatofreire.com.br/], que vão assegurar o melhor resultado para a sua necessidade de manutenção predial.