Negligência é palavra que deve ser riscada do dicionário de quem pretende produzir um evento de sucesso. Ainda mais em tempos de pandemia, em que a saúde de todos está em risco. A segurança,
naturalmente, segue como uma das preocupações primordiais, seja para um congresso, festa, feira, show. Infelizmente, ainda há empresas que deixam a segurança como último detalhe a ser verificado no checklist.
Assim, pequenos problemas podem se transformar em grandes dores de cabeça. Mas quem trabalha em gestão de eventos pode se precaver com algumas ações que, quando realizadas, colaboram para que o evento seja inesquecível pelo que proporcionou, não pelo que deixou a desejar.
Vistoriar o local
É preciso saber se tudo está de acordo em relação às normas de segurança exigidas e para confirmar, por exemplo, se extintores de incêndio estão localizados estrategicamente e funcionando bem. Verificar saídas de emergência, sinalização, a atualização da documentação do espaço e que o evento irá se realizar e as certificações emitidas pela prefeitura e pelo corpo de bombeiros.
Gerenciar riscos
O perfil do evento, seu local de realização, perfil dos participantes, falhas técnicas e até a previsão do tempo: tudo isso pode influenciar em acontecimentos que decorrem durante a realização do evento. Portanto, devem ser levados em conta na hora de estabelecer as adversidades, e consequentemente, o que fazer para evitá-las.
Organizar a logística
A segurança em eventos corporativos deve ser realizada durante todo o tempo, e começa com a preparação do local, a chegada dos convidados, a realização do evento e o pós-evento. Casos para evacuação e proteção a autoridades, por exemplo, devem ser previamente elaboradas para serme
aplicadas em caso de necessidade.
Comunicar com rapidez e eficiência
Todos os participantes da organização e segurança do evento devem ter acesso às informações essenciais para a realização e sucesso do evento, ou, pelo menos, às necessárias para o bom desempenho para a função de cada um. Uma comunicação rápida e discreta entre os responsáveis
diretos pela segurança do evento, a fim de avisar sobre alguma irregularidade, torna-se de fundamental importância.
Contratar seguranças profissionais
Seguranças profissionais recebem o devido treinamento para executar tarefa tão fundamental e delicada. Eles precisam estar aptos para trabalhar de forma discreta e efetiva, ao mesmo tempo em que saberão agir se algo errado ocorrer, com prontidão, sem negligências ou exageros na abordagem. Também é preciso haver profissionais suficientes, proporcionais ao espaço, à natureza do evento, ao volume de convidados.
Depois de conferir essas dicas, chega-se à conclusão de que uma das melhores atitudes que um organizador de eventos pode tomar antes da festa é contratar uma empresa especializada em segurança para eventos. Todo o processo fica mais simples quando uma empresa empreende a gestão de segurança, fornecendo profissionais munidos dos conhecimentos estratégicos e práticos para a melhor atuação frente à dinâmica do evento e a qualquer problema que possa ocorrer.
Assim é possível curtir o melhor da festa sem preocupações!