As respostas para as principais dúvidas sobre limpeza condominial

A higienização de um espaço em que pessoas vivem, transitam e convivem garante a conservação e a beleza do lugar e a saúde e o bem-estar de quem o frequenta. Como em nossas residências, a limpeza condominial
também precisa ser realizada com regularidade, praticidade, rapidez e eficiência. Não se trata de tarefa simples, já que se refere a espaços amplos, diferentes entre si, em que há muitas pessoas com suas
particularidades envolvidas. Este artigo levanta algumas respostas para as principais dúvidas que surgem na hora de promover a limpeza condominial de prédios residenciais ou comerciais. Confira!


Quem atende pela limpeza condominial?


Segundo o Artigo 1348 do Código Civil brasileiro, é de responsabilidade do síndico manter as áreas comuns dos prédios em pleno funcionamento e limpas, administrando todo o processo envolvido nesta tarefa. O zelador trabalha como braço direito do síndico e deve promover um dia a dia condominial saudável e tranquilo. Se esses profissionais não cumprem com suas obrigações, normalmente problemas aparecem.

Quais os tipos de limpeza condominial?

A limpeza geral dá conta de ambientes amplos e de maior circulação, como halls, elevadores e corredores. A de manutenção pode ser realizada várias vezes ao dia, em determinadas áreas que devem estar sempre limpas – aí inclui-se a varrição. Já a de conservação é realizada em ambientes com alto fluxo de pessoas e em horários de maior movimento, para que mesmo com o volume de gente em menos tempo, tudo se
mantenha limpo e adequado – recolher o lixo, por exemplo.

Em que frequência elas devem ser realizadas?

Aqui temos uma tabela que pode orientar os responsáveis pela limpeza de um condomínio com uma boa estrutura à disposição dos condôminos:

Limpeza diária
● Calçadas;
● Hall de entrada;
● Portaria – com atenção especial para telefones, interfones, monitores e
computadores;
● Elevadores;
● Banheiros;
● Objetos de decoração;
● Sauna;
● Sala de Ginástica;
● Vestiários.


Limpeza semanal
● Playgrounds;
● Brinquedoteca;
● Quadras;
● Churrasqueiras (naturalmente, quem as usa deve limpar logo após);
● Salão de jogos;
● Caixas de hidrantes e extintores;
● Quadros de decoração e de aviso;
● Prataria decorativa;
● Móveis.


Limpeza quinzenal
● Vidros da portaria a áreas comuns;

● Sala de máquinas;
● Halls de pisos de madeira ou pedra;
● Paredes.
Limpeza mensal
● Halls de pisos de madeira ou pedra;
● Paredes;
● Garagem;
● Escadas de emergência;
● Salão de festas;
● Janelas externas das áreas comuns;
● Grades e portões;
● Calçadas de forma mais pesada, com hidrojateadora, por exemplo.
Limpeza semestral
● Retirar o pó de superfícies altas, como tubulações.

Como cada condomínio tem suas peculiaridades, regras são necessárias para garantir que a higiene sempre esteja em dia, de acordo com as necessidades dos espaços. Igualmente importante é organizar uma
agenda para determinar as áreas a serem limpas a cada dia.

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