Blog

Quais as plantas ideais para os jardins dos condomínios na praia?

Quando se fala em manutenção condominial em equipamentos prediais instalados no litoral, geralmente o que vem à cabeça são os cuidados com a maresia. Contudo, os jardins também merecem atenção especial, pois vão ornamentar e trazer beleza e sombra para os condôminos. A escolha correta da vegetação que será cultivada nas residências e prédios localizados em cidades de praia passa pelos cuidados com o clima, o solo e a poda. Jardins tropicais, mediterrâneos e contemporâneos geralmente são os adotados pelos paisagistas. Aqui vão algumas sugestões de variadas espécies vegetais para plantar e cuidar nas áreas verdes à beira-mar.

Grama: Esmeralda

Com folhas finas e coloração verde bem forte, seu enraizamento é rápido e profundo, a Grama Esmeralda permite pisoteio, sendo ideal, inclusive, para áreas de prática de esportes.

Árvore: Amendoeira

A amendoeira tem ramificação ascendente e pode atingir até 10 metros de altura garantindo aquela sombra para colocar uma rede e curtir o final de tarde. Resistente, sua poda deve ser mantida regularmente e o restante deve ser sempre recolhido, sob pena de apodrecer ou secar.

Trepadeira: Buganvília

A Buganvília precisa de muito sol. Como é uma trepadeira, todo cuidado com o crescimento dos galhos é pouco – à medida que vaia crescendo, a planta precisa ser pegada à parede ou outra estrutura.

Arbusto: Hibisco

Com suas flores coloridas e duradouras, o hibisco não tolera o frio intenso, sobretudo as geadas – por isso é tão usado em cidades de praia. O solo precisa ser mantido úmido e, na primavera e no verão, a planta deve ser adubada mensalmente.

Flor: Gardênia

A Gardênia gosta de temperaturas amenas e água da chuva e também detesta frio. Suas folhas verde-escuras contrastam com as flores brancas, que florescem muito no tempo de calor e exalam perfume relaxante. O solo deve estar bem adubado e as regas devem ser frequentes.

O Grupo Torquato Freire [https://torquatofreire.com.br/servicos/jardinagem] conta com colaboradores capacitados para executar serviços de jardinagem, paisagismo e manutenção de áreas verdes de sua empresa ou condomínio. Entre em contato conosco para avaliarmos as melhores plantas, flores, folhagens e a manutenção adequada para as áreas verdes de seus espaços.