Blog

O que é segurança patrimonial e como aplicá-la em seu condomínio

image1 (4).jpg

A segurança patrimonial compreende uma série de medidas para prevenção, preservação e redução de situações de perdas patrimoniais de uma determinada organização. Geralmente relacionada a empresas e instituições, a segurança patrimonial também se aplica a condomínios e residências. Em todos os casos, o que vale é a proteção do patrimônio físico e humano. No caso dos condomínios residenciais, de suas estruturas comuns, as das residências, de seus moradores, funcionários e visitantes.

Nenhuma atitude em relação à segurança patrimonial de um condomínio funciona isoladamente. Quem for aplicar um plano de segurança patrimonial precisa reunir a expertise fundamental para avaliar as necessidades do condomínio e planejar ações que, em conjunto, reverterão na garantia da segurança de tudo e de todos naquele espaço. E elas devem ser pensadas e aplicadas de maneira integrada, para que uma favoreça a outra e não o contrário. Por tabela, a segurança patrimonial também colabora para a implantação, realização e manutenção de processos, promovendo a organização do condomínio e seu consequente resguardo de ocorrências desagradáveis de toda ordem.

Como as pessoas, os condomínios têm suas particularidades. E todas suas vulnerabilidades devem ser consideradas na hora do planejamento de um sistema de segurança patrimonial para que seu resultado alcance o sucesso, sempre considerando as normas estabelecidas, os equipamentos que devem ser instalados e a formação da equipe responsável pela segurança. Algumas situações podem despertar mais preocupação do que outras dependendo do perfil do condomínio e suas suscetibilidades, como sistema de incêndio, furtos internos e externos, assaltos, espionagem, violação de sistemas informatizados, paralisação intencional de processos, explosões, desabamentos, sequestros. A partir dessa avaliação será possível identificar quais são as medidas que precisam ser tomadas para o objetivo final ser alcançado.

De todo modo, todo o tipo de sistema de segurança patrimonial deve poder prevenir qualquer situação que possa afetar negativamente o dia a dia do condomínio. Esse sistema também deve ser organizado para inibir ações, demonstrando que qualquer prática fora das regras será devidamente punida. E, se por vários motivos, nada disso funcionar, o sistema de segurança patrimonial precisa estar pronto para a reação a algum acontecimento. Detalhe: nenhum desses procedimentos deve atrapalhar os processos corriqueiros do condomínio.

Para que isso tudo ocorra, uma equipe muito bem treinada adequadamente deve estar atenta para, em caso de ocorrências, todos os procedimentos planejados possam ser adotados com consciência, agilidade, precisão e responsabilidade. E todo e qualquer procedimento deve ser compreendido, admitido e aprovado por todos os envolvidos internamente no processo e corroborado por reunião condominial ou por quem representa os condôminos. A sincronia de todas essas variáveis levará à proteção dos equipamentos do condomínio, das residências, de seus moradores, dos funcionários e de todos que o freqüentarem. Contudo, só uma empresa especializada no assunto terá a competência para avaliar as necessidades do condomínio, cruzá-las com a disponibilidade financeira e chegar ao melhor sistema de segurança patrimonial. Na dúvida, entre em contato conosco. Temos mais de 10 anos de experiência em segurança patrimonial e plena competência para avaliar o seu condomínio e apontar a melhor alternativa em segurança patrimonial.