Blog

Cuidados para se tomar com segurança armada

Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a segurança armada traz mais segurança para o condomínio ou para a empresa. Caso a empresa de segurança não esteja com os documentos em dia ou conte com o apoio de vigilantes bem treinados, a arma pode apresentar um risco a mais para o cliente.

Devido ao aumento da violência nas ruas, o número de condomínios brasileiros que contrata empresas de seguranças ilegais vem crescendo com o tempo. De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Segurança e Vigilância do Estado de São Paulo (Sesvesp), esse número representa 70% dos condomínios de grande e pequeno porte do país que contam com a ajuda se segurança armada.

O setor de empresas de segurança legalizadas apresenta um crescimento anual de 1% a 3%, enquanto os clandestinos vem crescendo sem escalas. A Sesvesp estima que para cada uma empresa de segurança legalizada no país, há uma média de três clandestinas. Nesse texto, você vai aprender um pouco mais sobre os cuidados necessários para trabalhar com segurança armada. Confira!

Por que trabalhar com uma empresa de segurança legalizada é tão importante?

Além dos motivos já citados no início do texto, existe um outro fator essencial e que traz muito mais segurança para os condomínios.

Empresas legalizadas e comprometidas com a qualidade de vida de seus clientes elaboram um projeto de segurança. Nesse documento, estão inclusos a análise de risco, normas, procedimentos e planos de contingência para situações emergenciais. As empresas clandestinas não costumam realizar esse tipo de ação.

Antes de enviar um vigilante armado para trabalhar na segurança do condomínio, é necessário verificar a posição da guarita, os equipamentos de segurança disponíveis e fazer um levantamento das ocorrências mais frequentes da região. Sem esse planejamento prévio, a arma representa apenas mais um perigo para a segurança dos moradores.

Quais são os cuidados necessário para trabalhar com segurança armada?

Pesquise informações sobre a empresa de segurança

A internet é uma grande aliada, mas você também pode pesquisar informações sobre a empresa com a Polícia Federal, o Sindicato de Segurança e Vigilância do seu estado e na Federação de Vigilantes da sua região.

Visite a empresa de segurança

Não basta apenas encontrar com o representante da empresa. Marque uma visita no local para avaliar a estrutura e como é o dia a dia dos funcionários, além de entrar em contato com clientes antigos e pedir indicações.

Verifique as condições de funcionamento da empresa

Para que uma empresa de segurança possa funcionar de forma legal, ela deve cumprir as seguintes normas:

  • Ter contato de trabalho com no mínimo 30 vigilantes para vigilância patrimonial e 16 para transporte de valores
  • Capital social maior que 100 mil UFIR
  • Possuir instalações próprias
  • Estar com a autorização de funcionamento em dia anualmente
  • Ter Certificado de Segurança
  • Comprovar pagamentos de salários, certidão negativa de débito com o INSS e FGTS e quitação de encargos sociais
  • Todos os vigilantes devem ter a Carteira Nacional de Vigilante em dia

Ficou com alguma dúvida sobre os cuidados para se tomar com segurança armada? Entre em contato conosco!