Blog

Cuidados na limpeza de condomínio na era da covid-19

A pandemia de Covid-19 fez o ser humano lembrar a importância da higiene. Algo tão habitual – ou que deveria ser – e do dia a dia de todos agora recebe atenção redobrada. Nos condomínios, se antes a limpeza constante garantia proteção contra germes e bactérias e um ambiente agradável para moradores, funcionários e visitantes, hoje a higienização é a principal prevenção contra uma doença contagiosa que já atingiu milhões de pessoas mundo afora. O processo é de adaptação para todos, mas a gestão do condomínio deve programar periodicamente uma limpeza profissional, efetiva e eficiente, realizada com todos os cuidados de segurança sanitária observados para assegurar a saúde de quem freqüenta o condomínio e para garantir que o Coronavírus siga bem distante dali.

Vale estabelecer com a empresa de limpeza condominial contratada um cronograma de ação para a Covid-19, variando a frequência das limpezas e os procedimentos adequados em cada visita. Uma empresa especializada saberá orientar a gestão do condomínio sobre qual o tipo de higienização adequada, além de auxiliar no acompanhamento periódico do plano de ação, para garantir seu cumprimento integral. Na situação de pandemia em que vivemos, peças como quadros, estátuas e esculturas, por exemplo, exigem limpeza diária e, muitas vezes, o melhor mesmo é guardá-las ou isolá-las. Diariamente também deve ser limpo o hall de entrada e equipamentos da portaria. Espaços como academia e sauna, mesmo que estejam interditados, também merecem atenção redobrada, pois seguem expostos ao ar. Elevadores e banheiros são alguns dos pontos mais críticos, pois levam ao confinamento em espaço pequeno e trazer situações de risco para a saúde. Uma empresa especializada em limpeza condominial vai auxiliar gestores e funcionários a organizarem quais os espaços que merecem atenção diária, semanal, mensal.

No dia a dia, funcionários e moradores também podem colaborar para a preservação da limpeza. A atenção deve ser dada, principalmente, a espaços em que há a circulação ou o confinamento de pessoas, como elevadores, balcões, corredores. E é preciso saber que cada produto oferece um tipo de higienização. Para a Covid-19, nada melhor do que o Álcool a 70% mesmo, seja líquido ou em gel. Para a limpeza profunda de pisos e elevadores, uma boa água sanitária é insubstituível – só é preciso ter muito cuidado com a quantidade utilizada, pois seu cheiro forte pode causar problemas, sobretudo, em ambientes fechados.

O mais importante é ter no radar que a qualidade de vida e de trabalho está diretamente ligada à qualidade do asseio do local. A limpeza do recinto é algo minucioso e que o Grupo Torquato Freire domina com maestria. Ficou com alguma dúvida sobre a limpeza profissional? Entre em contato conosco!