Blog

5 dicas antes de contratar uma empresa de segurança

Nos dias de hoje, é essencial garantir a segurança da sua empresa, do seu condomínio ou da sua casa. Só assim você conseguirá ter a tranquilidade necessária para relaxar e realizar as tarefas do dia a dia.

Para isso, você vai precisar da ajuda de uma empresa de segurança qualificada e que atua de acordo com as leis vigentes. Mas, como é possível descobrir se a empresa é de confiança?

Se você precisa tirar essa dúvida, está lendo o texto certo. Aqui, você vai encontrar as melhores dicas antes de contratar uma empresa de segurança sem medo. Acompanhe!

Dicas antes de contratar uma empresa de segurança

Pesquise o histórico da empresa

No ramo da segurança, ter um bom histórico é muito importante. Pesquise sobre a experiência, os trabalhos já feitos e os valores cobrados. Dessa forma, você poderá saber se os serviços que a empresa presta são de qualidade.

Verifique se a documentação está em dia

A legislação que rege as empresas de segurança é a Lei 7102/83 e a Portaria 3233/2012, além do ramo ser controlado pela Polícia Federal.

Sendo assim, antes de contratar uma empresa de segurança, peça o Alvará de Autorização publicado no Diário Oficial da União. Esse documento é solicitado pela Polícia Federal e permite que a empresa possa realizar os serviços de segurança.

O governo também exige o Certificado Nacional de Vigilante (CNV), obrigatório para todos os vigilantes que trabalham na empresa. Para retirá-lo, é necessário que o profissional realize os cursos regulamentados pela Polícia Federal. O documento tem validade de dois anos e confirma que o funcionário está física e psicologicamente apto para exercer a função.

Analise o local e a estrutura do estabelecimento

Conhecer as instalações, o centro de monitoramento e saber se a empresa fica próximo ao local que você deseja proteger é fundamental. Dessa forma, você consegue se certificar de que a empresa está preparada para ajudar quando você precisar, além de ter os equipamentos e eficácia necessárias.

Avalie os armamentos e outros equipamentos de segurança

Além de avaliar a estrutura do local, também vale a pena analisar os armamentos, veículos de ronda, escolta e qualquer tipo de equipamentos de segurança. Olhe principalmente o estado em que eles se encontram e a tecnologia utilizada para garantir a segurança dos clientes.

Também é necessário se certificar de que a empresa de segurança está seguindo as leis de armamento. As armas devem ser registradas no SINARM, um sistema da Polícia Federal. Sempre que um vigilante precisar sair do seu posto de trabalho, ele deve carregar a Guia de Tráfego, documento solicitado pela PF.

Não esqueça das certificações

A situação financeira da empresa de segurança também precisa estar regularizada. A boa notícia é que você pode analisar as certificações pela internet. Procure pelos seguintes documentos:

  • CNPJ da matriz e das filiais
  • Certidão Negativa de Falência
  • Certidão de Regularidade do FGTS
  • Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos às Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, de acordo com a lei n° 12440/2012

A Torquato Freire Segurança e Serviços é uma empresa especializada na segurança de empresas, residências e condomínios. Para saber mais sobre nossos serviços, acesse nosso site!